WP_20190521_19_12_08_Pro_edited.jpg

Clube da Economia da Funcionalidade e da Cooperação - Rio

 

Quem Somos Nós

O Clube EFC Rio tem como objetivo promover o debate, pesquisa e intervenção no tema Economia da Funcionalidade e da Cooperação. Para tanto, é proposta uma dinâmica coletiva diversificada, associada a diferentes atores como universidade, empresas de diferentes setores, institutos de pesquisa, empreendedores e interessados. 

O Clube EFC Rio é associado ao Instituto Europeu da EFC (IEFFC) e ao laboratório de pesquisa e intervenção ATEMIS. O ATEMIS tem apoiado empresas e territórios através de uma metodologia de intervenção e acompanhamento coletivo de empresas para transformação do modelo econômico em direção à EFC.

Em 2007, o ATEMIS criou um clube na França para colocar o modelo em debate com base nas experiências realizadas pelos atores envolvidos. Desde então o ATEMIS trabalha no projeto de apoiar o desenvolvimento de clubes territoriais, trazendo a questão de novos modelos de negócios para uma escala local. 


Nesta perspectiva, a ATEMIS é parceira do Clube EFC Rio, contribuindo para sua articulação.

WP_20190521_18_56_48_Pro.jpg
 

FRENTES DE TRABALHO

Faça parte das nossas frentes de trabalho!

Untitled_edited.jpg

FÓRUM DA EFC RIO

O Fórum da EFC Rio é um evento aberto a todos, com o objetivo de promover o debate no tema Economia da Funcionalidade e da Cooperação. Cada Fórum possui uma temática específica, onde os princípios da EFC são discutidos através da apresentação de casos reais ou potenciais de transformação de modelos econômicos orientados à EFC.

Plants on the Window

GRUPO DE PESQUISA

O grupo de pesquisa da EFC Rio é aberto a pesquisadores de diferentes áreas de domínio, interessados na temática Economia da Funcionalidade e da Cooperação. Por sua natureza pluri e interdisciplinar, o grupo é composto por engenheiros, administradores, comunicólogos, advogados e economistas, todos desenvolvendo seus projetos de pesquisa (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) dentro da perspectiva da EFC.

WP_20190521_17_37_10_Pro.jpg

FORMAÇÃO EFC E ACOMPANHAMENTO DE EMPRESAS

A formação EFC tem por finalidade auxiliar dirigentes de empresas e iniciativas diversas na transição de seus modelos econômicos, a partir da compreensão da abordagem da Economia da Funcionalidade e da Cooperação e de um trabalho cooperativo entre os participantes. Assim, é possível traçar trajetórias conjuntas de um modelo econômico orientado à EFC em prol da sustentabilidade do ecossistema territorial.

 

Vídeos

Vídeos dos Fóruns, palestras e eventos de participação do Clube EFC Rio e entrevistas com pesquisadores da área e dirigentes de empresas que passaram por transição de modelo econômico orientado à EFC.

 
 

FÓRUNS DA EFC

O Fórum da EFC é um evento aberto a todos, com o objetivo de promover o debate em temas emergentes, relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável para superar os limites do modelo industrial baseado na produção em massa. Cada Fórum possui uma temática específica, onde as propostas de desenvolvimento são discutidas sempre por meio da apresentação de casos reais, cujos modelos econômicos buscam, ou podem, transitar em direção à EFC.


O evento tem como público potencial dirigentes de empresas industriais ou de serviços; outros tipos de organização (entidades civis, coletivos, iniciativas de base comunitária, redes produtivas); agentes territoriais de organizações intermediadoras; pesquisadores de diversas áreas do conhecimento; assim como cidadãos interessados em discutir alternativas de desenvolvimento para as cidades brasileiras e para o país como um todo. Essa ampla participação se deve ao fato de que a abordagem da EFC, baseada na inovação servicial, é aplicável a toda empresa industrial ou de serviços, qualquer que seja seu domínio de atividade e seu estatuto.

Os Fóruns permitem a aproximação e o intercâmbio entre universidade e setores produtivos, por meio de uma abordagem econômica e sistêmica, visando à produção de novos conhecimentos, inovação e desenvolvimento econômico sustentável, criando um espaço aberto para debates. Seu objetivo principal é ampliar o debate sobre modelos de desenvolvimento econômico, difundindo conceitos e princípios da EFC e rompendo com paradigmas e estruturas consolidadas no modelo econômico adotado majoritariamente pelas empresas brasileiras.Para tanto, o Fórum da EFC pode interessar dirigentes de empresas que desejem avançar na solução de problemas tais como:

 
Students Typing at Their Computers

A necessidade de redefinir a estratégia da empresa face aos impasses do seu modelo de desenvolvimento

(saturação de mercado, crescimento da concorrência)

 

Próximos eventos

8º Fórum da EFC
Thu, Oct 08
www.youtube.com/clubeefcrio
Oct 08, 5:00 PM
www.youtube.com/clubeefcrio

A equipe

Se engaje nessa também!

 

Francisco Duarte

Diretor do Clube EFC Rio e Coordenador do Programa de Engenharia Produção da COPPE UFRJ

Biblioteca

Artigos, textos e apresentações disponíveis para download

O que é a EFC, pra quem se destina e pra que serve?

Artigo - Economia da Funcionalidade (Du Tertre)

Artigo - Economia de serviço e trabalho (Du Tertre)

Artigo - Economia da Funcionalidade e da Cooperação: da produção de alimentos ao bem-estar alimentar (Santa Rita et al.)

Apresentação Geral EFC

Apresentação Ecopolo Alimentar

Artigo - Desenvolvimento sustentável dos territórios: a via da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (Du Tertre et al.)

Artigo - Ecossistemas cooperativos de produção e inovação servicial (Lima et al.)

Artigo - Economia da Funcionalidade e da Cooperação: novo modelo econômico para o desenvolvimento sustentável nas empresas (Xavier et al.)

 
 
 

Entre em contato

+55 (21) 99774-5678

  • Facebook
  • Instagram
Grama Close Up
 

+55 (21) 99774-5678

©2019 por Clube EFC Rio. Orgulhosamente criado com Wix.com